Thursday, October 31, 2013

Estão dizendo: Au revoir Quebec!


Tenho que confessar que depois de 5 anos aqui, esse papo de separação da província do Quebec e as políticas sem noção do atual partido no porder me deixa muito chateado.
A matéria abaixo mostra porque as pessoas estão deixando a "Belle Province"(assim é chamada carinhosamente o Quebec, a "Bela Província"). Pessoas que nasceram aqui e que tem o inglês como idioma materno; o francês e demais imigrantes. O Quebec, tem tudo para ser uma província forte economicamente, mas com o tipo de política do Partido Quebecois (PQ), eu estou vendo que a economia aqui parece andar a passos mais lentos que de uma tartaruga e aumentando a divisão entre os habitantes da província, a cada mês o número de pessoas que deixam a província só aumente, atualmente 17500 até o presente momento aproximadamente. Gosto muito daqui, mas cada dia que passa penso mais em ir embora para o lado inglês. Não sou obrigado a ficar aqui e como me disseram uma vez: "Se você quiser falar inglês, você tem o resto do Canadá e os EUA".
Não é que eu quero falar inglês, acho que quanto mais idiomas eu falar melhor, mas parece que para muitos aqui isso não vale. Muitos que estão indo embora, procuram uma província mais estável política e econômicamente.

Veja a matéria em inglês abaixo: Moving On: Why Quebecers are saying adieu

Sunday, October 6, 2013

Diário do inferno - Cracolândia.

Não precisamos morrer para ver o que seria o inferno; o umbral; seja o que for que você chamar, eles estão espalhados por todo o Brasil e se chama 'cracolândia'. Infelizmente essa é uma realidade que parece estar longe de acabar.

Morando aqui no Canadá, acompanho muito o que acontece no Brasil e conversando com uma amiga americana, quando estava no Rio de férias conversamos sobre o Crack. Ela me disse que Nova Iorque já passou por algo parecido, ela é do Brooklyn uma região de lá. Um dos vários problemas do Crack é que se uma mulher grávida é dependente da droga a criança já nasce com o vício também.

Hoje o que eu poderia fazer daqui seria doar um valor simbólico para uma instituição séria para resgatar essas vidas acho que nós no Brasil, o brasileiro, quer jogar tudo nas costas do governo, um pouco diferente do pensamento daqui, na América do Norte, no geral. Como cidadão, além do governo devemos fazer a nossa parte, porque como sociedade deveríamos ajudar mais uns aos outros, não devemos julgar essas pessoas e sim ajudá-las a sair deste tipo de vida. Há várias formas de ajudar, se você conhece alguém que usa o crack ou se tem algum amigo que conhece; não julgue as vezes uma palavra de conforto já ajuda. Ajudar não necessariamente é dar dinheiro; roupa ou comida. Mas as vezes um sorriso; uma palavra amiga já ajuda.

Bom, acho é por ai que eu penso, criticar não resolve nada e ficar aqui escrevendo só coisa bonita também não. As pessoas que precisam de ajuda precisam mais de boas ações do que palavras bonitas.

Até o próximo post.

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Madre Teresa de Calcuta

Vídeo 01 de 02
 
Vídeo 02 de 02