Friday, August 28, 2009

Meu trabalho: Um inferno ou meu paraíso?


Hoje vou falar sobre o que acabou quebrando meu paradigma do que é trabalhar aqui no Canadá. No meu primeiro trabalho, as pessoas quando passavam por você e você estava sentado na sua estação de trabalho nem falavam com você quando chegavam. Isso era uma diferença do Brasil, todos chegavam e davam pelo menos bom dia. Ou aí no Rio o famoso: “Fala ae”; “Beleza?” e por ai vai. Posso acreditar que isso aqui seja para não atrapalhar a pessoa quando está concentrada trabalhando. Imagina ter que falar bom dia para todos que entram se sua mesa fica perto da porta de entrada.Bom, mas deixa eu continuar.

No meu antigo trabalho, quando passavamos por algumas pessoas e olhávamos para dizer um “Hi” essas pessoas nem te olhavam, passavam por você como se fosse um estranho, mas quando perguntava algo o tratamento era totalmente diferente, te tratavam bem. Vai entender. Depois pensava que isso era normal e aqui estamos lidando com diversas culturas e etc.

No meu primeiro trabalho aqui em Montreal, o meu próprio ex-gerente ou superior imediato resumiu a empresa em duas frases em ocasiões diferentes: "aqui fazemos mais com menos” e “é simples assim: você trabalha e a empresa te paga ponto final”. Ou seja o que entendi com a primeira frase é que pagamos pouco e você tem que trabalhar mais e a segunda é: chegar no trabalho; trabalhar e tchau.

Não quero dizer aqui que simplesmente tudo foi ruim. Conheci neste mesmo lugar pessoas muito bacanas e que gostavam de mim e que posso dizer que até hoje tem uma consideração por mim e eu por elas. Muitos ficaram surpresos quando disse que iria sair. Acho que o problema mesmo era no jeito que alguns gerentes e algumas pessoas da alta gerência tratam os funcionários de lá.

O ditado mais certo é esse: "Os encomodados que se mudem." e foi o que eu fiz. Devemos sempre procurar o melhor local para trabalhar. Ficamos 1/3 de nosso dia no mínimo trabalhando. Mais tempo no trabalho do que com nossas famílias; amigos e pessoas que verdadeiramente amamos e nós somos humanos não máquinas. Por isso se o ambiente no qual optamos por trabalhar não nos agrada a melhor coisa é partir.

Graças a Deus a nova empresa tem se mostrado muito diferente e é óbvio que estamos lá para mostrar serviço, mas a amizade, ou melhor, a forma humana de ser tratado vem com a competência e isso que percebo, fiz um trabalho muito simples na nova empresa e um dos gerentes me deu muitos elogios; outro dia o presidente da empresa estava fazendo uma conferência em uma sala perto da minha mesa e já passou para perguntar se estava sendo bem tratado na nova equipe e toda sexta-feira a minha nova equipe costuma almoçar junto e hoje me convidaram para almoçar. Tirando que as pessoas se falam quando chegam e quando e vão embora. Isso é um ambiente humano. Ou seja o que tenho a dizer para vocês é boa sorte na busca de empregos e não se prendam a lugares ruins, porque 1/3 da vida é muito e ela passa muito rápido.

Thursday, August 20, 2009

Novo emprego, mercado de trabalho (para TI) e dicas no processo de busca.

Caros leitores do blog antes de mais nada quero agradecer a Deus e a todos os amigos aqui do Canadá e do Brasil que me deram um grande apoio moral e toda a força na busca do meu novo trabalho.

Essa busca do novo trabalho começou quando eu pedi para sair da empresa que eu estava, por estar insatisfeito, sem ter arrumado nada. Loucura isso não? Pois é também achei e aprendi uma lição com isso. Mas fiz tudo como deveria fazer, aqui temos que dar aviso prévio também só que é de duas semanas no mínimo e dependendo do tempo de casa maior deve ser este aviso, para ambos os lados, tanto o empregado quanto o empregador. Acredito que com 5 anos na mesma empresa ambos devem dar um aviso prévio de 30 dias.

Para resumir a história, abaixo vou colocar o balanço geral desta nova busca de emprego:
  • Número total de entrevistas: 13 (de 15 de Julho de 2009 até 20 de Agosto de 2009);

  • Entrevistas em frances: 8

  • Entrevistas em ingles: 4

  • Entrevista bilingue: 1
Posso dizer que nas entrevistas em frânces tivemos parte da conversa em ingles, mas pelo visto o frances predominou e a empresa que me contratou é um ambiente francófono.
Outra coisa aqui é que os meses de Junho, Julho e Agosto são os meses onde muitos tiram férias e por isso certos processos seletivos podem demorar ou até o número de vagas ser menor, pois quem decide e muitos aqui tiram férias.
Dicas
Algo muito importante aqui em Montréal e acredito em todo o Canadá é ter boas referências nos antigos trabalhos, por que eles ligam mesmo para saber como você foi e querem opnião dos seus antigos chefes. Mesmo pedindo para sair da empresa, fiz meu dever de casa e sei que tenho boas referências na antiga empresa que trabalhei. Montréal é uma cidade onde todo mundo de TI se conhece então não venha sujar ou seu nome aqui.
Tá bom, essa é para quem vai fazer entrevista independente da área. Algo fundamental aqui durante as entrevistas e acredito em qualquer lugar do mundo é o candidato mostrar interesse na vaga fazendo perguntas e perguntas consistentes com algum fundamento. Vou colocar alguns exemplos de boas perguntas do site: About.com: Job Searching e que acredito valer a pena.
1) Você poderia me descrever as responsabilidades desta posição?
2) Qual a caracterísica técnicamente e pessoal que você busca em um candidato para está posição?
3) Qual o tamanho da equipe que irei trabalhar?
4) No caso de eu ser contratado quem serão as pessoas que deverei me reportar? (Se o entrevistador for um deles pergunte: Qual o seu estilo de gerenciar?)
5) Quantas vezes é preciso viajar a trabalho para esta posição?
6) A empresa tem um plano de carreira bem definido? Você pode me explicar por favor?
7) Você gostaria de referencias minha?
8) Como serei avaliado nesta companhia? Como terei acesso a essa avaliação?
9) O que motiva você de trabalhar nesta empresa?
10) Como vocês negociam over time (horas extras aqui)?
E por ai vai, tenha sempre boas perguntas em mãos e claro não preciso mencionar que você deve ter esse repertório em frânces e ingles.
Bons sites para buscar emprego (sei que para TI é bom agora não tentei procurar outras áreas)
http://www.monster.ca/
http://www.jobboom.com/ (acredito que este tem mais vagas)
http://ca.indeed.com/ (esse é bom, procura em muitos sites de emprego)
http://www.itjob.ca/
http://www.workopolis.com/
http://www.dice.com/
Outras coisas que reparei aqui: Muitas vagas de desenvolvedor .NET pedindo C# (na maioria) e alguns inclusive pedindo Sharepoint.
Para o pessoal de TI - Analistas Desenvolvedores.NET
Para o pessoal de desenvolvimento, especificamente em .NET vou colocar as perguntas mais frequentes que respondi aqui para as empresas e vocês que estão vindo ou querem mudar de empresa já estando aqui podem se preparar:

1) Qual a diferença entre Interface e Classe Abstrata?
2) O que é uma classe "Sealed"?
3) O que é AJAX? Para que serve? Dê exemplos.
4) O que é polimorfismo?
5) Qual a diferença entre "Reference Type" e "Value Type"? Dê exemplos.
6) Cite dois métodos da classe Object.
7) O que é o Global Assembly Cache? Para que serve?
8) Como eu posso criar um "Strong Name"?
9) Qual a diferença entre "Finalize" e "Dispose"?
10) O que é "View State"?
11) Quantos métodos temos no "Page life cycle" de uma página ASP.NET? Cite alguns exemplos de como usá-los.
12) O que é um INNER JOIN e um LEFT OUTER JOIN?
13) O que é uma transação?
14) O que é um deadlock?
15) Como verificar o desempenho de uma query?

Bom e por aí vai. Essas perguntas podem ser feitas em uma prova oral, de múltipla escolha ou em uma prova dissertativa.
Conclusão
Agora tenha preparado o seu curriculum em frânces e ingles e sua carta de apresentação também em ambos idiomas (algumas empresas pedem), venha com o inglês e principalmente se você vier morar no Quebec venha disposto a aprender mais e aperfeiçoar o seu frânces, além de aumentar muito a sua empregabilidade é um grande diferencial e faça sempre um bom trabalho em todas as empresas que tiver, seja ela pequena, média ou grande. Lembre-se, um dia você pode precisar de referências e a lição aprendida é que pior do que estar em um emprego ruim é não estar trabalhando, que adrenalina.
Boa sorte a todos.

Sunday, August 16, 2009

Viagem aos Estados Unidos da América – Parte 2


Continuando com algumas impressões dos Estados Unidos, algo que me deixou bem impressionado é como o idioma espanhol ganhou força por lá. Assim como aqui no Québec você encontra produtos em frânces e ingles, nos EUA você encontrará produtos em inglês e espanhol.
Podemos dizer que os EUA hoje tem duas línguas oficiais: ingles e espanhol. Esse é o poder da imigração latina por lá e a taxa de natalidade entre famílias latinas também é muito maior que entre famílias americanas.

O espanhol está presente em supermercados, aeroportos; lojas; nas ruas; canais de TV com programação latina; emissoras de rádio; enfim em todo lugar. Isso é incrível.

Outra grande conquista da comunidade latina nos EUA também foi a nomeação, para a Corte Suprema dos EUA da Ilma. Juíza Sonia Sotomayor, nascida no Bronx, cidade do estado de New York e filha de porto riquenhos. Isso é muito bom, pois todo o paradigma que tinhamos sobre o "Tio Sam" está caindo por terra que agora tem um presidente da raça negra e uma juíza na Suprema Corte de Justiça de origem latina. Melhores dias a cada dia para nós e para futuras gerações.

Wednesday, August 12, 2009

Viagem aos Estados Unidos da América


Dia 31 de julho cheguei aos Estados Unidos para visitar meus tios que moram em Baltimore, cidade do estado de Maryland. Fiquei com eles até o dia 10 de agosto, tirei umas férias por lá para voltar com todo o gás para Montreal.
Visitei com meus tios o downtown de Baltimore; a cidade de Annapolis, capital do Estado de Maryland; Washington D.C (incrível); New York City e por fim fomos à Atlantic City, terra de cassinos no Estado de New Jersey.
O que posso dizer desses dez dias nos EUA foi que vi um país patriota, várias casa com bandeiras do país e até mesmo nos cemitérios que vi pelas estradas tem muitas bandeiras também. Por todo lugar você ve uma demonstração do patriotismo americano.
Passei por bairros pobres também nos EUA, em Maryland e New Jersey. Em Baltimore por exemplo haviam muitas ruas com câmeras da polícia para monitorar a circulação de carros e pedestres, mas em New Jersey não há ruas monitoradas, mas a tática usada lá para acabar com a criminalidade é desapropiar todos os conjuntos onda há muita concentração de pobreza, demolir tudo e construir casas e condomínios novos e onde para comprar estes novos imóveis é preciso saber quem está comprando levantando a vida do comprador.
Em New York vi o que é uma cidade que nunca dorme e passando na incrível Times Square, indo a Chinatown onde algumas ruas parecem do “Saara” no Rio de Janeiro até o local onde estão construindo o novo WTC, onde ficavam as Torres Gemeas, vão construir um novo WTC maior que as torres que estavam lá.
No final do passeio, em Atlantic City você pode ver o poder dos cassinos e uma cidade que gira em torno da economia das apostas. Ainda deu para pegar uma praia lá e até entrar na água, primeira praia de verdade depois de 1 ano de América do Norte.
Esse foi um pouco dos EUA que vi. Os Estados Unidos da América, com orgulho americano exposto nas casas, restaurantes, lojas e em toda a parte que o povo americano pode expressar seu patriotismo.
Voltei com mais gás para crescer aqui no Canadá e vi o quanto tenho que conhecer e conquistar em minha vida e fazer o que mais gosto de fazer que é viajar.