Saturday, August 23, 2008

Pequenas dicas para o começo em Montreal

Segue aqui algumas pequenas informações sobre Montreal, para você que vem morar.

Bom, depois que estiver tudo pronto e com as malas para sair do Aeroporto de Montreal (Aeroporto Pierre Elliot Trudeau) você pode pegar o Aerobus que hoje está a $15 por pessoa ou pegar um taxi até o Centre-Ville se for o caso por $ 38.

veja no site: http://www.admtl.com/passager/acces_et_stationnement/_aerobus.aspx

Presumindo que você já tenha algum lugar para ficar, vamos aos preços do sistema público de transporte, que aqui é público mesmo.

Você tem as seguintes opções: comprar o cartão mensal de $ 66.25; o cartão turístico que é válido por 3 dias $ 17 entres outros cartões e bilhetes que te darão acesso ao ônibus e metro. Se for pagar em dinheiro, você deve dar a quantia exata, o motorista aqui não toca em nada a não ser no voltante. Sem dinheiro certo você fica a pé.

veja no site: http://www.stm.info/

Resolvidos o problema do transporte o que fazer agora? Os seus documentos, como a carteira de residente permanente; assurance maladie, Numero de Assurance Social (NAS) e carteira de motorista.

Não perca tempo, assim que puder vá resolver isso. Você só vai poder começar a trabalhar aqui quando estiver com o seu NAS. Para dar entrada nestes documentos, você basicamente terá que estar com o seu passaporte; carta de confirmação de residência permanente e seu CSQ.

Saindo cedo, você consegue resolver o NAS e assurance maladie no mesmo dia, desde que esteja com todos os documentos em mãos. Ah! Obviamente você não terá um comprovante de residência, então trate de procurar um "Commissaire à l’assermentation". Um o que? Bom, se você não tiver algum contrato de locação ou não tiver um comprovante, você deverá solicitar com o proprietário ou a pessoa (locatário) responsável pelo imóvel que você está para fazer um documento autenticado por este comissário, no qual vai afirmar solenemente que você reside em um determinado endereço. E lembre-se que os endereços que você vai dar você deve ficar no mínimo 60 dias para receber todos os seus primeiros documentos. A sua carteira de residente permanente será solicitada no momento que você fizer o seu landing no aeroporto que chegar no Canadá.

A carteira de habilitação, você deve ligar para agendar seu encontro com um agente da SAAQ e depois, fazer a prova teorica e passando agendar a prova prática. Mas lembre-se, esse processo é para quem tem a habilitação do Brasil válida. Quem não tiver, deve se informar melhor no site da SAAQ, conforme coloquei no link da habilitação abaixo.

NAS: http://www.servicecanada.gc.ca/fr/sc/nas/
Assurance Maladie: http://www.ramq.gouv.qc.ca/
Habilitação: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/index.php

Bom, agora isso vai depender de cada um. Eu quando cheguei comprei meu laptop e um celular, fiz um plano de 3 anos e peguei um aparelho gratuito. Por que isso? Para a procura de trabalho.

O laptop para poder usar na biblioteca o recurso de internet sem fio. Para usar o serviço da biblioteca, você precisa fazer sua inscrição você deve levar: comprovante de residência ou a carta do "Commissaire à l'assermentation "; carteira de residente permanente ou carta de confirmação de residente permanente com o passaporte e pronto.

O celular é bom, senão tiver um telefone em casa no caso das empresas te ligarem. E um telefone com secretária eletrônica é muito bom. Porque enquanto você faze entrevista em algum lugar outra empresa pode te ligar para outra entrevista.

Abrir conta em Banco. Eu abri a minha conta no Banco de Montreal e estou satisfeito. Foi muito prático. Fui com todos os meus documentos e no mesmo dia já peguei meu cartão de débito e ganhei três folhas de cheques, que só uso para pagar meu aluguel (risos). Por exemplo, o Banco de Montreal tem uma forma fácil de transferencia de dinheiro, que se chama e-mail transfer que alguns bancos não tem.

Mas se quiser e tiver tempo procure outros banco e converse com pessoas daqui.

Site do Banco: http://www.bmo.ca/

Bom, acho que é só por enquanto. Depois vou colocando mais dicas.

Saturday, August 16, 2008

Montreal-Nord



Após o fato de alguns se aproveitarem da revolta das pessoas e saquearem as lojas, a polícia de Quebec colocou na TV, aproximadamente 28 fotos de suspeitos que foram registrados no circuito interno das lojas violadas.

Esse blog tá parecendo a coluna policial, mas isto é para compartilhar com vocês o andamento das investigações com relação ao que ocorreu na noite de sábado de 09 de agosto de 2008 e pegar os ladrões, ou grande parte deles, dos atos de vandalismo de domingo dia 10 de agosto.

No site oficial da cidade de Montreal, há uma nota das autoridades locais:
http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=2120,23941562&_dad=portal&_schema=PORTAL


Tuesday, August 12, 2008

Revolta no Norte de Montreal



Esse tipo de foto me lembra os dias de violência do Rio de Janeiro, quando os moradores das comunidades saem de suas casas pela morte de alguém ocasionada pela Polícia do Rio de Janeiro. Infelizmente algo parecido aconteceu aqui, quando no dia 10 de agosto, domingo um grupo de pessoas saiu nas ruas devido a morte do jovem Freddy Villanueva, que ocorreu no sábado, dia 09 de agosto próximo ao Parque Henri-Bourassa.

A polícia está sendo acusada de racismo e abuso de poder. As autoridades não estão comentando muito o fato.

Agora o clima é de tensão e a polícia reforça a segurança do Norte de Montreal, porque muitas lojas foram saqueadas por pessoas que se aproveitaram da situação. Foi uma mistura de revolta e vandalismo.

Coloque no google: "Émeutes à Montréal-Nord" que você vai ver mais informações sobre este infeliz fato aqui.

Aqui tem um site com muitas fotos deste triste evento: http://galeriedephotos.cyberpresse.ca/index.php?t=Black&a=5074&c=40&m=cp