Monday, July 28, 2008

Primeira experiência em um hospital em Montreal

Olá, acabo de chegar do hospital: "Hôpital Général Juif - Sir Mortimer B. Davis (Hôpital D'Enseignement de L'Université McGill". Bom, tenho que tomar muito cuidado com as palavras aqui e deixar claro que estou postando uma experiência e isso aqui está muito, mais muito longe de falar do sistema de saúde do Canada.

Bom, cheguei no Hospital as 11:23 da manhã. Você, com certeza começa ver a diferença do hospital com os hospitais públicos do Brasil. Demorei duas horas para passar pela triagem, feita por uma enfermeira e esta mesma enfermeira fazia também a triagem de algumas (senão todas) as pessoas que chegavam de ambulância; essa triagem você pegava uma senha e uma a uma tinha que passar por lá para ser atendida.

Você podia ver a diferença no estado de conservação do hospital; na infra estrutura e do lado de fora ainda estavam fazendo obras; as ambulâncias e equipamentos instalados nas macas; no equipamento que a enfermeira utilizava para fazer o primeiro atendimento, isso eu posso falar porque já fui a Hospitais públicos no Brasil. Bom, fiquei aguardando, aguardando e aguardando. Então, depois de 4horas e 30 minutos acabou meu atendimento, que começou com uma residente e foi finalizado pelo médico. Nada grave, talvez algum problema muscular e fui orientado a procurar um médico de família pela residente do hospital para acompanhar se o problema irá ou não evoluir.

Conclusão, o problema que o Canadá ou Quebec parece ter é a falta de mão-de-obra na saúde para atender as pessoas e por isso a demora nas filas, salas de espera e elaboração de exames não emergenciais e não um problemas de estrutura, como no Brasil onde as camas não têm lençois e colchão para os doentes (toma CPMF Brasil). Bom, isso é uma opnião minha e não é nada oficial, mesmo porque como eu falei, foi apenas uma pequena experiencia, para ser atendido e o que eu percebi, tirando é claro a questão da estrutura que está bem estampada e óbvia.

Outra coisa, para os que pensam em vir sem seguro viagem aqui, preparem o bolsinho, porque só uma consulta em qualquer hospital do Quebec não vai sair por menos de $ 592,18 (quinhentos e noventa e dois dólares e dezoito centavos canadenses) e se você passar mais de 24horas na emergencia prepare-se para pagar $ 2662,00 (dois mil seiscentos e secenta e dois dólares canadenses) por dia. Eu fui atendido, pelo meu seguro do American Express.

Tuesday, July 22, 2008

1 mês e dois dias de Canadá

Hoje comemoro 1 mês e dois dias aqui no Canadá.

Bom, o que tenho a dizer sobre isso é que a cada dia que passa gosto mais de Montreal, sei que ainda há muito a conhecer ainda, mas aqui está sendo muito bom.

Em primeiro lugar, só agradecendo a Deus por tudo que eu tenho passado aqui sozinho, ou melhor, com ele.

Em 24 dias aqui consegui meu primeiro trabalho e agora inicia-se a minha experiência canadense; estou no meu studio (no Brasil conjugado), mas será pelo primeiro ano em fim, agora a vida segue normalmente.

Para começar, além da integração natureza e cidade; os eventos culturais que ocorrem aqui, Montreal é uma cidade que não para e tem uma corrente cultural muito intensa. Algo incrível aqui é que deu a hora de ir embora, todo mundo tá indo, não tem esse lance de ficar até tarde, isso então é tudo de bom, não é aquela loucura de só ter hora para entrar e não ter hora para sair. Aqui sim o trabalho faz parte da vida e não a vida do trabalho.

Além dos benefícios e toda a infra-estrutura que o governo dá as pessoas aqui, isso é muito bom e incrível também é como aqui tem pessoas de todos os cantos do mundo e o Canadá consegue ser o 4º país em índice de desenvolvimento humano do Mundo e olha que muitos dos que moram aqui são de países emergentes e até sub-desenvolvidos.

É isso: Sonhe, lute e realize!

Agora, indo para outro assunto. Respondendo ao Alvaro sobre o Plateau-Montreal. O Plateau é um bairro muito bom, mas acredito que a melhor opção de morar é próximo ao metro, ou da estação Mont-Royal ou Laurier, porque o inverno pode ser um fator muito importante e morar perto do metro é fundamental. Acredito também que o Plateau é um bairro mais caro sim que os outros no que diz respeito a preço de imóveis (aluguel e compra), mas aqui em Montreal, não há uma diferença gritante de um bairro para o outro. Claro que eu, quando fui procurar alguns apartamentos, não gostei de alguns lugares. Uns por estarem de cara para a rua principal e a outra opção foi um local que não me agradou, onde o valor do aluguel estava a $ 395.00 por mês, em um studio todo mobilhado e com as contas de consumo incluida, muito bom par ser verdade. Quando cheguei lá simplesmente a rua era feia; sem árvores; suja, bom não gostei.

Outra coisa, quando se fala em Plateau, é que o bairro é estramente residencial e o comércio gira em torno da Rua Mont-Royal, onde há bastante opção da farmácia a bons restaurantes e há também muito comércio na Av Laurier e um belo parque por sinal.

O bom do Plateau, é que você ficará há duas estações da estação Berri-UQAM, se você morar perto da estação Laurier ou à uma estação se você morar próximo a estação Mont-Royal e lá você terá acesso a linha verde do metro e estará no Centro da cidade.

Um bairro bom também é a Petite-Italie, como falei, morando perto da Estação do metro, no caso Jean-Talon por exemplo, você tem muito comércio também, aqui tem muito mais comércio e o mercado Jean-Talon, o preço do aluguel é um pouco mais barato.

O melhor mesmo é você alugar algo sem contrato e procurar um local que possa te agradar de verdade.

Sunday, July 13, 2008

Montreal - Uma cidade cultural.

Antes de começar este post, vou colocar alguns dados de curiosidade:

Montreal
365,13 Km2 - população (2006): 1.854.442

Rio de Janeiro
1.260 Km2 - população (2007): 6.093.472

Niteroi
129.38 Km2 - população (2006): 476.669

Bom, vamos ao que interessa. Ontem, fui ao festival "Juste Pour Rire" (http://www.hahaha.com/fr/), é incrível como Montreal, pelo menos nesta época, é uma cidade extremamente rica em atividades culturais, aqui você só fica em casa mesmo se quiser.

Olha, desde que cheguei aqui passei pela festa Nacional de Quebec; Festival de Jazz de Montreal; agora o Festival "Juste pour rire" e tem a festa de percurssão, com música do mundo todo; noites haitianas; noites africanas. Enfim, tem para todos os gostos e tipos de pessoas.

Thursday, July 10, 2008

O primeiro trabalho

Bom, depois de 20 dias de Montreal consegui meu primeiro emprego aqui. Sou analista de sistemas e para nós há bastante oportunidade. Só para ter uma noção, nesse período eu fiz 6 entrevistas.

E acabei sendo contratado na única entrevista que fiz em inglês.

Outra coisa interessante é que o nosso querido governo de Quebec, oferece uma ajuda (além das várias que não sabemos) para aqueles que têm dificuldades em arrumar trabalho na área e estão em busca do primeiro trabalho e experiência quebequense e canadense. Essa ajuda chama-se: "Subvention Salariale", isto quer dizer que a empresa te paga parte do seu salário e o governo outra parte durante um determinado período.

Veja mais detalhes aqui: http://www.emploiquebec.net/francais/individus/msemploi/subventions.htm

É fantátisco, para quem está na busca do primeiro emprego no Canadá.

Wednesday, July 9, 2008

Algumas fotos de Montreal


Rua Boyer - No Plateau - Montreal.

Prefeitura de Montreal (L'Hotel de Ville)

Uma rua no Vieux Montreal

Vista do Vieux Port - Montreal

Parc Maisonneuve - Festa Nacional do Quebec

Continuando com as primeiras impressões

Montreal, 8 juillet, 2008
Estou aguardando uma entrevista e bebendo uma limonada, aqui em um café no prédio onde se localiza o escritório da empresa que me convocou, na Queen Street.
Agora vou continuar com as minhas primeiras impressões de Montreal. O que me chamou muito a atenção, creio que por estar perto do dia 24 de junho, quando é comemorado aqui o dia de São João Batista e dia Nacional do Quebec; isso mesmo, Nacional. Para muitos quebecois, a próvincia de Quebec deveria ser um país.
No entanto, você não vê bandeiras do Canadá por aqui, é muito difícil nos bairros mais residenciais. Você encontra sim no centro da cidade e até mesmo em algumas empresas de prestação de serviço público como a Hidro Quebec, só vi bandeiras do Quebec.
Hoje com um calor infernal beirando a casa dos 30ºC trânquilamente, não dá para acreditar nas fotos com neve. E o metro aqui que é super abafado. Tem algumas estações aqui que tem problemas de infiltração e as estações de metro do Rio de Janeiro não deixam nada a desejar comparando-se com as estações daqui, acredito ser até melhores. A questão aqui é que o sistema de transporte público é público (não tenho certeza, mas é o que parece) e não há aqui milhares de empresas privadas explorando a população.
Enquanto isso, a vida aqui corre normalmente e eu sigo nas minhas entrevistas. Infelizmente deixei passar o período dos cursos de frances e vou pegar as inscrições da próxima sessão, que se iniciam em agosto. Uma coisa que eu tenho visto aqui, não adianta nada você se encher de cursos ai para mostrar que tem muita instrução se o básico você não sabe bem, que é falar frances. Com isso você pode até conseguir trabalho, mas que seu salário cai, ele cai. Então, ESTUDE FRANCES!!! E claro, não esqueça de aperfeiçoar o inglês, por que os melhores empregos necessitam de pessoas bilingues. Aqui eu liguei para alguns cursos e alguns estressadinhos e secos, acredito que mais objetivos do que qualquer coisa fala: "Não há mais lugares infelizmente! Ligue no início de agosto! au revoir et bonne journné". Pronto, assim desligam o telefone.
Há pessoas sem paciência também nos cafés e depanners (tipo uma mercearia), quando você demonstra uma dificuldade na comunicação. Bom, ser humano é tudo igual mesmo. E há pessoas muito bem atenciosas também é claro, sempre um equilíbrio.
Aqui, a maioria das entrevistas foi feita através das empresas de recrutamento, todas em frances. As entrevistadoras aqui que passei são super atenciosas e te acompanham no processo de seleção, até te dão dicas na hora de fazer a entrevista com o cliente final. Hoje será minha primeira entrevista em inglês, vamos ver como irei me sair e neste momento, estou aguardando a resposta de duas prossíveis segunda entrevista final já nas empresas que fui encaminhando pelas empresas de recrutamento.
Tem mais uma coisa aqui que é super incrível! A quantidade de imigrantes que é gigantesca. Basta você entrar no metro que é muito fácil de perceber isto. Dentro de um pequeno vagão, você tem uma pequena amostra da variedade de etinias: indianos; asiáticos; sul americanos e etc. Enfim, pessoas do mundo tudo dentro de um simples vagão. Alguns mesmo com seus trajes típicos e senão estão totalmente vestidos com suas vestimentas próprias culturais, estão com um turbante ou algum apetrecho que os identificam como pertencente a uma determinada cultura.
E para fechar, as pessoas que aqui encontrei pedindo esmolas nas ruas, pelo que eu percebi, são punks; pessoas com aspecto de drogadas, cheias de tatuagens; alcoolisadas e por incrível que pareça são daqui mesmo.
Bom, por continuaria escrevendo, mas vou deixar para a próxima, estou quase na hora da entrevista, são 10:40 da manhã. Até mais!

Detalhe que esses posts eu faço da biblioteca que tem Wi-fi. Venho quase todos os dias aqui com meu notebook. Pego o metro e pronto. Entro e uso.

Sunday, July 6, 2008

15 Dias de Canadá

Cheguei no dia 20 de junho, depois de aproximadamente 11 horas de voo. Fiz escala no aeroporto de Toronto e ai sim, fiz minha conexão aqui em Montreal. Uma dica: Se você vier de Air Canada, faça o seu check-in pela internet com 24 horas de antecedencia, assim você não vai pegar uma enorme fila no aeroporto de Guarulhos.
No aeroporto aqui não tive problemas e quando cheguei à Toronto fiz o procedimento normal passando pela imigração fazendo eu perder minha conexão. Ao despachar as bagagens em Toronto consegui um lugar no avião seguinte, fazendo com que eu chegasse com uma hora de atraso em Montreal.
Cheguei às onze da manhã em Montreal, com um dia ensolarado e poucas nuvens, peguei minhas duas grandes malas e tive que ficar enrolando no aeroporto, pois minha amiga, no qual, irei encontrar só chegaria do trabalho às 16 horas, eu estava morto de cansado.
Estou pulando muita coisa aqui, fazendo um resumo mesmo, pois conheci alguns brasileiros rapidamente e vi algumas situações um pouco chatas, mas insignificantes para falar aqui.
Bom, depois que o tempo passou eu peguei o ônibus do aeroporto até o centro de Montreal 14$ dolares (é como o do aeroporto de Congonhas – Guarulhos) desci no ponto final e depois peguei um taxi até o Plateau-Montreal, bairro que estou temporariamente até o presente momento, mais uns 14$ de taxi.
Outra dica: Um taxi do aeroporto até o centro da cidade de Montreal custa 34,99$. Se for o caso talvez vale a pena pegar um.
Bom, no dia 20 só fui dormir mesmo acordando somente no dia seguinte, sábado e adivinha a surpresa? Minha amiga me arrumou uma mudança para fazer. Ajudei o seu namorado das 9 horas da manhã até a meia-noite. Resultado, cama outra vez.
No dia 22, fui passear e tirei algumas fotos. Na verdade fiz fotos também de momentos anteriores, coisa boba. Bom, dia 23 – segunda-feira fui até o MICC (Ministère de L’Immigration et des Communautés culturelles), há duas estações de metro daqui para confirmar o meu encontro com o agente de acolhimento, que agendei no telefone do aeroporto de Montreal assim que cheguei.
Lá, meio tímido vi que tinham alguns brasileiros e ai já cheguei falando: Mais um brasileiro chegando! Olá! – O interessante que peguei as informações que me fizeram resolver já meus dois documento principais: Numero de seguro social e seguro saúde.
Vale lembrar que no seguro saúde, por não ser o locatario, tive que autenticar uma declaração onde a locatária (minha amiga que moro temporariamente) assina na frente do que eles chamam aqui de “Commissaire à L’Assermentation”, recebi uma lista de pessoas que são autorizadas a fazer isso. Detalhe, no Brasil fazemos isso no cartório e isso aqui na casa dessas pessoas. Essa autenticação me custou 5$.
Depois, com isso resolvido eu abri minha conta no Banco de Montreal. No mesmo dia peguei meu cartão de débito e 3 folhas de cheque.
Mandei e alterei meus curriculos através do Monster entre outros sites. No dia 27 fiz uma entrevista, que resultou em uma prova no dia 4 de julho para fazer e dia 30 tenho mais duas entrevistas.